SÍLVIO ANAZ
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Pesquisador visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University
Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Pesquisador do grupo Comunicação e Criação nas Mídias, da PUC-SP
Professor universitário nas áreas de comunicação, audiovisual e semiótica
Editor de conteúdo do site HowStuffWorks no Brasil (2008-2011)
Coordenador de atividades artísticas e culturais no SESI-SP (1998-2007)
Jornalista na Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil (1989-1992)
Autor dos livros:
Pop brasileiro dos anos 80 (Mackenzie, 2005),
O que é rock (PopBooks, 2011) e
Breve história da soul music (PopBooks, 2013)
Diretor dos documentários:
Você escolheu errado seu super-herói? (2020)
Contatos:
As várias nostalgias de Stranger Things (Novos Olhares, 2024)
O protagonismo de Rita Lee na subversão do amor romântico (Albuquerque Revista de História, 2024)
Fatores determinantes para o sucesso de bilheteria de filmes no Brasil (Comunicação&Inovação, 2022)
Sobre mitologias ancestrais e contemporâneas (Galáxia, 2021)
Arquétipo e catarse nas narrativas audiovisuais (Matrizes, 2021)
Teoria dos arquétipos e construção de personagens em filmes e séries (Significação, 2020)
O futuro de filmes e séries na era do tribalismo identitário (Labô / Off Lattes, 2020)
Entretenimento, cultura da participação e as séries de TV (Narrativas midiáticas, 2020)
Diagramas mitocríticos aplicados a produtos audiovisuais (Geminis, 2020)
Trivialidade do mal e excepcionalidade do bem nas imagens arquetípicas no jornalismo (Lumina, 2020)
A imagem e seus sentidos imanentes e transcendentes (InTexto, 2019)
O monstro que não se vê e a cultura da participação em Bird Box (Comunicação, Mídia & Consumo, 2019)
Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário (Galáxia, 2018)
Atributos de séries dramáticas de sucesso e engajamento da audiência (Significação, 2018)
Construindo séries de TV complexas: a concepção diegética de Westworld (Famecos, 2018)
A questão do entretenimento: o sucesso do infotenimento na crítica audiovisual (Estudos em Jornalismo e Mídia, 2018)
O sobre-humano nos imaginários cinematográficos bem-sucedidos (Comunicação, Mídia & Consumo, 2017)
O arcaico e o contemporâneo em “sense8”: representações arquetípicas da diversidade (InTexto, 2017)
O mesmo e o outro em “Blade Runner” (Tríade, 2017)
O problema da superinterpretação das narrativas audiovisuais (Fluxos Culturais, 2017)
Ciência e tecnologia no imaginário de The Big Bang Theory (Famecos, 2014)
Noções do imaginário: perspectivas de Bachelard, Durand, Maffesoli e Corbin (Nexi, 2014)
O imaginário da canção midiática como vetor de identificação cultural (Sessões do Imaginário, 2014)
O imaginário do amor romântico na canção midiática (Revista Brasileira de Música, 2014)
Perdas e ganhos na poética da canção popular na linguagem do videoclipe (Revista Boitatá, 2012)
Imperialismo cultural: a falibilidade do paradigma clássico da comunicação (Intercom, 2012)
O imaginário urbano na canção pop e a formação das identidades culturais (Comunicom, 2012)
Transcriação do herói noir no videogame (FILE Symposium, 2012)
O imaginário na canção popular: um estudo semiótico dos elementos simbólicos presentes nos gêneros musicais midiáticos (2015)
ENTREVISTAS