top of page
eu_2020.jpg

SÍLVIO ANAZ

 

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Pesquisador visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University

​Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Pesquisador do grupo Comunicação e Criação nas Mídias, da PUC-SP

Professor universitário nas áreas de comunicação, audiovisual e semiótica

 

Editor de conteúdo do site HowStuffWorks no Brasil (2008-2011)

Coordenador de atividades artísticas e culturais no SESI-SP (1998-2007)

Jornalista na Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil (1989-1992)

Autor dos livros:

Pop brasileiro dos anos 80 (Mackenzie, 2005),

O que é rock (PopBooks, 2011) e

Breve história da soul music (PopBooks, 2013)

Diretor dos documentários:

Pop Songs (2009)

Você escolheu errado seu super-herói? (2020)

Contatos:

silvioanaz@alumni.usp.br

ARTIGOS ACADÊMICOS

 

As várias nostalgias de Stranger Things (Novos Olhares, 2024)

O protagonismo de Rita Lee na subversão do amor romântico (Albuquerque Revista de História, 2024)

Fatores determinantes para o sucesso de bilheteria de filmes no Brasil (Comunicação&Inovação, 2022)

Sobre mitologias ancestrais e contemporâneas (Galáxia, 2021)

Arquétipo e catarse nas narrativas audiovisuais (Matrizes, 2021)

Teoria dos arquétipos e construção de personagens em filmes e séries (Significação, 2020)

O futuro de filmes e séries na era do tribalismo identitário (Labô / Off Lattes, 2020)

Entretenimento, cultura da participação e as séries de TV (Narrativas midiáticas, 2020)

Diagramas mitocríticos aplicados a produtos audiovisuais (Geminis, 2020)

Trivialidade do mal e excepcionalidade do bem nas imagens arquetípicas no jornalismo (Lumina, 2020)

A imagem e seus sentidos imanentes e transcendentes (InTexto, 2019)

O monstro que não se vê e a cultura da participação em Bird Box (Comunicação, Mídia & Consumo, 2019)

Creative Process in Hollywood: The Role of Imaginary in the Creation of Mainstream Movies (Journal of Genius and Eminence, 2018)

Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário (Galáxia, 2018)

Atributos de séries dramáticas de sucesso e engajamento da audiência (Significação, 2018)

Construindo séries de TV complexas: a concepção diegética de Westworld (Famecos, 2018)

A questão do entretenimento: o sucesso do infotenimento na crítica audiovisual (Estudos em Jornalismo e Mídia, 2018)

O sobre-humano nos imaginários cinematográficos bem-sucedidos (Comunicação, Mídia & Consumo, 2017)

Do sucesso à subversão do imaginário científico-tecnológico em filmes e séries (Comunicação MIdiática, 2017)

O arcaico e o contemporâneo em “sense8”: representações arquetípicas da diversidade (InTexto, 2017)

O mesmo e o outro em “Blade Runner” (Tríade, 2017)

O problema da superinterpretação das narrativas audiovisuais (Fluxos Culturais, 2017)

Processo criativo no cinema mainstream na perspectiva da teoria do imaginário (Processos do imaginário, 2017)

The archetypal images in the scientific and technological imaginary of mass culture (The International Journal of the Image, 2016)

O sucesso do arquétipo do herói vigilante: ciência, tecnologia e ética na trilogia O Cavaleiro das Trevas (CMC, 2016)

Remitologização contemporânea: a (re)conciliação da ciência e magia em Guerra nas Estrelas (Galáxia, 2015)

Ciência e tecnologia no imaginário de The Big Bang Theory (Famecos, 2014)

Noções do imaginário: perspectivas de Bachelard, Durand, Maffesoli e Corbin (Nexi, 2014)

Greek myths orienting The Batman's narratives: an archeology of the imaginary in pop culture (American Popular Culture, 2016)

A erotização do imaginário do pop-rock brasileiro nas canções de Rita Lee (Música Popular em Revista, 2014)

O imaginário da canção midiática como vetor de identificação cultural (Sessões do Imaginário, 2014)

O herói-playboy das canções midiáticas da Jovem Guarda: o imaginário romântico de Erasmo Carlos e Roberto Carlos nos anos 1960

O imaginário do amor romântico na canção midiática (Revista Brasileira de Música, 2014)

O papel do compositor da canção midiática como catalisador de processos de identificação cultural  (Ação Midiática, 2013)

Perdas e ganhos na poética da canção popular na linguagem do videoclipe (Revista Boitatá, 2012)

Imperialismo cultural: a falibilidade do paradigma clássico da comunicação (Intercom, 2012)

O imaginário urbano na canção pop e a formação das identidades culturais (Comunicom, 2012)

Transcriação do herói noir no videogame (FILE Symposium, 2012)
O imaginário na canção popular: um estudo semiótico dos elementos simbólicos presentes nos gêneros musicais midiáticos (2015)

ENTREVISTAS

Entrevista CBN Revista nov_2018Sílvio Anaz
00:00 / 17:23
bottom of page