INTRODUÇÃO À TEORIA DO ARQUÉTIPO
Apresenta uma introdução à teoria do arquétipo, abordando principalmente as ideias sobre o tema desenvolvidas por Carl Gustav Jung, Joseph Campbell e Gilbert Durand. Busca-se explicar e articular os conceitos contemporâneos que sustentam a hipótese da existência dos arquétipos nos campos da antropologia, psicologia, filosofia e neurociência. A explicação teórica é acompanhada por exemplos da manifestação dos arquétipos e das imagens arquetípicas principalmente nas narrativas audiovisuais.
POP BRASILEIRO DOS ANOS 80
Os anos 80 vivem sendo revisitados. Na moda, nas artes, no comportamento, nos livros. Aqui, em vez de uma visão nostálgica, encontramos uma análise de como a canção pop brasileira refletiu um momento histórico e deu destaque a novas vozes, valores e idéias que surgiam na sociedade brasileira. As letras de alguns “clássicos” do pop brasileiro oitentista são analisadas a partir de fundamentos semióticos e contextualizadas social e historicamente, com a ajuda das idéias de Barthes, Bakhtin e Walter Benjamin, entre outros. Uma pesquisa acadêmica para revelar a identidade entre a arte e a sociedade que a produz. Uma viagem para quem gosta de cultura pop.
O QUE É ROCK
O rock é o mais popular gênero musical do planeta. Desde os anos 1950, ele tem sido a principal forma da juventude expressar sua rebeldia, inconformismo e indignação com o mundo. No começo, ele era simples, descompromissado e direto, com o passar dos anos soube tornar-se profundo, sério e sofisticado, mas, de tempos em tempos, retoma a sua proposta original de ser uma forma de expressão artística acessível e representativa dos adolescentes e de todos os adultos que cresceram ouvindo os diversos estilos do rock'n'roll. Neste livro você encontra uma introdução sobre esse gênero tão popular e tão polêmico, com algumas definições essenciais para entendê-lo e uma visão panorâmica da sua história. Conhecer o que é o rock é essencial para entender o que tem sido a música popular contemporânea neste planeta.
BREVE HISTÓRIA DA SOUL MUSIC
Este livro como como a soul music tornou-se a trilha sonora de uma época de otimismo e esperança, uma “era dourada” da música negra norte-americana. Suas canções cheias de romantismo, groove e sensualidade refletiram o idealismo dos jovens, as expectativas com o movimento pelos direitos civis e o orgulho de ser negro em uma sociedade em que a segregação racial era respaldada em leis. Durante duas décadas, intérpretes, compositores, músicos e produtores geniais, como Aretha Franklin, Marvin Gaye, Ray Charles, Sam Cooke, James Brown, The Supremes, Otis Redding, Berry Gordy Jr., Jackson 5 e Smokey Robinson criaram canções inesquecíveis, que continuam até hoje a embalar casais apaixonados, consolar corações solitários e influenciar as novas gerações de artistas da música popular no mundo inteiro.