CONCEPÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO
EM NARRATIVA TELEVISIVA COMPLEXA
Sílvio Anaz / Revista Mídia e Cotidiano / 2023
RESUMO: Este artigo analisa as contribuições e os limites das concepções não convencionais de tempo e espaço nas estratégias de criação de tramas para séries televisivas. A fundamentação teórica vem dos estudos sobre complexidade narrativa de Jason Mittell (2012, 2015). A metodologia adotada é a do mapeamento e análise dos recursos narrativos relativos a tempo e espaço empregados pelos criadores nas séries Lost e Dark. Os resultados mostram de que forma a concepção espaço-temporal não convencional é construída nas séries e como sua compreensão e aceitação pelo espectador depende mais da solução no fechamento do que do grau de complexidade.
FATORES DETERMINANTES PARA O SUCESSO
DE BILHETERIA DE FILMES NO BRASIL
Sílvio Anaz / Revista Comunicação & Inovação / 2022
RESUMO: Estudos internacionais mostram que os principais fatores correlacionados ao sucesso de bilheteria de um filme são: familiaridade cultural, gênero, orçamento, distribuição, elenco, direção, premiações e recepção pela crítica. Este artigo analisa qual é o impacto desses fatores no desempenho de bilheteria em 40 filmes internacionais e nacionais lançados entre 2010 e 2019. Para tanto, faz a revisão da literatura e emprega a técnica estatística do agrupamento hierárquico aglomerativo. Resultados indicam que familiaridade cultural, orçamento e gêneros de ação e aventura são determinantes para o sucesso no Brasil, enquanto premiações não.
SOBRE MITOLOGIAS ANCESTRAIS
E CONTEMPORÂNEAS
Sílvio Anaz / Revista Galáxia / 2021
RESUMO: Este artigo discute a tipificação de sagas narrativas criadas a partir do século 20 como mitologias contemporâneas. A fundamentação teórica revê os conceitos de mito em Eliade, Cassirer, Jung e Durand para entender até que ponto eles se aplicam ao que se tem comumente chamado de mitologia contemporânea ou moderna, como no caso da saga transmídia Guerra nas Estrelas. Metodologicamente, faz-se um estudo comparativo da saga com elementos de mitologias ancestrais. A conclusão mostra que, apesar de terem pontos de convergência, a chamada mitologia contemporânea diverge da ancestral em relação a aspectos e alcance de suas funções psicológica e social e quanto à crença.
ARQUÉTIPOS E CATARSES NAS
NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
Sílvio Anaz / Revista Matrizes / 2021
RESUMO: O clímax em filmes e séries televisivas é construído pela combinação de imagens e sons que impactam emocionalmente a audiência, gerando a catarse. O efeito catártico é peça-chave em gêneros como aventura, western e horror. Este artigo analisa o papel que o arquétipo tem na catarse em narrativas audiovisuais ao operar como acionador de emoções. Articulam-se as teorias sobre catarse (Aristóteles, Jauss) e arquétipos (Jung, Durand) para estabelecer as relações entre esses elementos e entender como operam a partir de exemplos de filmes e séries. Resultados mostram a oposição arquetípica herói-monstro como gatilho emocional nas catarses e a relação entre imagens arquetípicas e contexto sócio-histórico em cenas catárticas.
O FUTURO DE FILMES E SÉRIES NA
ERA DO TRIBALISMO IDENTITÁRIO
Sílvio Anaz / Off-lattes / 2020
O conceito junguiano de arquétipo, quando aplicado ao processo de criação artística, permite explorar a tese de que a identificação da audiência com os personagens em uma obra ficcional se dá em função dos arquétipos que os compõem. Essa tese foi trabalhada, por exemplo, por Joseph Campbell, nos estudos mitológicos, e Christopher Vogler, no processo de criação cinematográfica.
TEORIA DOS ARQUÉTIPOS E CONSTRUÇÃO DE
PERSONAGENS EM FILMES E SÉRIES
Sílvio Anaz / Significação: Revista de Cultura Audiovisual / 2020
RESUMO: Este artigo introduz a teoria dos arquétipos a partir da revisão dos conceitos desenvolvidos por Jung, Campbell e Durand e analisa o uso pragmático de arquétipos na produção de filmes e séries de TV. O estudo articula as reflexões sobre o tema nos campos da antropologia, psicologia e artes, buscando definir o que são os arquétipos e quais são suas funções nas narrativas. Por fim, o conceito de arquétipo na construção de personagens é aplicado com o estudo de caso de Walter White, protagonista da série de TV Breaking Bad. O resultado obtido é um conceito de arquétipo aplicável aos processos de criação e construção de personagens nas narrativas audiovisuais.
DIAGRAMAS MITOCRÍTICOS APLICADOS
A PRODUTOS AUDIOVISUAIS
Sílvio Anaz / Revista Geminis / 2020
RESUMO: Gilbert Durand propôs, em sua teoria antropológica do imaginário, a hipótese de que os mitos são modelos matriciais das narrativas e desenvolveu uma metodologia para identificar os mitos que as orientam. Tal metodologia é composta por processos que ele denominou como mitocrítica e mitanálise. Baseado na hipótese e método propostos por Durand, este artigo desenvolve um protocolo para o mapeamento e construção de diagramas mitocríticos aplicados à análise dos imaginários das produções audiovisuais. O método é demonstrado a partir da análise do filme Blade Runner e os resultados mostram as contribuições que o método mitocrítico oferece na análise fílmica.
ENTRETENIMENTO, CULTURA DA PARTICIPAÇÃO
E AS SÉRIES DE TV
Sílvio Anaz / Narrativas Midiáticas / 2020
RESUMO: Produções audiovisuais de grande sucesso popular são muitas vezes considerados simples entretenimento, dando a elas um status menor em uma suposta hierarquia artística e cultural. Geralmente, isso acontece devido à associação da classificação entretenimento a narrativas consideradas de fácil compreensão e escapistas. A partir da análise dos fundamentos do conceito de entretenimento e do mapeamento das características narrativas e temáticas de um conjunto de produções audiovisuais bem-sucedidas, este ensaio busca refletir sobre os potenciais efeitos que as fórmulas adotadas pelos filmes e séries classificados como de entretenimento têm na fruição crítica de seus conteúdos pela audiência.
A IMAGEM E SEUS SENTIDOS
IMANENTES E TRANSCENDENTES
Sílvio Anaz / InTexto / 2019
RESUMO: Este artigo busca contribuir na compreensão da natureza da imagem e de seu papel na geração de sentidos nos processos comunicacionais. Baseada principalmente nas perspectivas teóricas de Durand (2002), Jung (1994, 2011) e Damásio (2004, 2011), a reflexão explora como se dá a construção da imagem simbólica, a partir do papel dos arquétipos e das capacidades de percepção e de imaginação humanas, e de que forma esse tipo de imagem constrói os significados que produz. Como resultado, propõe-se um conceito de imagem que a coloca como elemento básico e essencial do pensamento humano que antecede ontológica e temporalmente a palavra e é dotada de significações imanentes e transcendentes.
O MONSTRO QUE NÃO SE VÊ E A
CULTURA DA PARTICIPAÇÃO EM BIRD BOX
Fernanda Manzo Ceretta e Sílvio Anaz / Revista Comunicação, Mídia e Consumo / 2019
RESUMO: Bird Box, filme de terror e um dos maiores sucessos da Netflix, tem entre os protagonistas um monstro cuja imagem não é revelada. Tal estratégia narrativa resulta em amplo engajamento da audiência, que busca preencher a lacuna deixada no processo de criação do filme. Neste artigo, analisamos como a construção da ideia do monstro se dá também por meio de recursos não visuais, sobretudo sonoros, e é complementada por um imaginário que explora o tema do apocalipse, a metáfora da cegueira e a oposição arquetípica claro-escuro. A investigação fundamenta-se nas relações imagem-som propostas por Altman e Iazzetta e na teoria do imaginário de Durand. Os resultados mostram como esses elementos fomentam o engajamento da audiência, convergindo para a ideia de cultura da participação de Jenkins.
ATRIBUTOS DAS SÉRIES DRAMÁTICAS DE SUCESSO
E ENGAJAMENTO DA AUDIÊNCIA
Sílvio Anaz / Significação: Revista de Cultura Audiovisual / 2018
RESUMO: Parte das séries dramáticas da TV caracteriza-se pela hibridação dos formatos episódico e serial, universo expandido (transmídia), engajamento da audiência e arcos longos que aprofundam as características dos personagens. Este artigo analisa esse fenômeno a partir da identificação das principais especificidades dos processos contemporâneos de criação e de fruição das séries televisivas para, em seguida, mapear e descrever os recursos que têm se destacado e contribuído para o seu êxito. Os resultados mostram a importância do papel do showrunner, da lógica de produção e consumo dos canais por assinatura e do uso de recursos narrativos desafiadores para a audiência no sucesso dessas séries.
CONSTRUINDO SÉRIES DE TV COMPLEXAS:
A CONCEPÇÃO DIEGÉTICA DE WESTWORLD
Sílvio Anaz / Revista Famecos / 2018
RESUMO: A nova era de ouro da televisão caracteriza-se principalmente por séries dramáticas intrincadas, com múltiplas tramas, temas áridos, diegese não convencional e produção com recursos técnicos, humanos (elencos, roteiristas, diretores, produtores) e orçamentários comparáveis às grandes produções do cinema. Por meio da análise da série Westworld (HBO, 2016), este artigo examina o contexto de sua produção e aspectos estruturantes da narrativa para entender como que os criadores construíram sua complexidade. Para tanto, a análise recorre aos estudos de Mittell sobre complexidade narrativa na TV e às reflexões sobre a imaginação de Bachelard e Durand. A conclusão é que a complexidade em Westworld é construída, entre outras estratégias, a partir de intrincadas concepções temporais e espaciais em sua diegese.
PROCESSO CRIATIVO NA INDÚSTRIA DO AUDIOVISUAL:
DO ROTEIRO AO IMAGINÁRIO
Sílvio Anaz / Galáxia / 2018
RESUMO: O processo de criação na indústria do audiovisual desenvolve-se por meio da articulação de vários agentes (roteiristas, diretores, produtores, executivos, elencos etc.), tecnologias e decisões corporativas. Estudar o processo criativo nessa indústria requer compreender como esses elementos, que imiscuem arte e negócios, impactam na construção dos imaginários que lmes e séries compartilham com a audiência. Este artigo busca contribuir para a compreensão desse processo, que se desenvolve de forma coletiva e sob a lógica do mercado, tendo como base a perspectiva heurística do imaginário (Eliade, Durand, Barros), o conceito de arquétipo (Jung) e o método mitocrítico. Os resultados são o mapeamento do processo de criação e o esboço de um método para o estudo do processo criativo na indústria do audiovisual.
CREATIVE PROCESS IN HOLLYWOOD:
THE ROLE OF THE IMAGINARY IN THE CREATION OF MAINSTREAM MOVIES
Sílvio Anaz / Journal of Genius and Eminence / 2018
RESUMO: The creative process in Hollywood’s movie industry is the result of a complex combination of symbolic elements arising from imaginations of screenwriters, directors, executives, marketing experts and producers. This article analyzes the anatomy of the creative process inserted in the logic of production of major studios. The earliest scripts of three movies—Back to the Future, Blade Runner and Star Wars: A New Hope—and their theatrical movie versions are compared to find some patterns in the formation of the imaginary during the creative process in mainstream productions. The theoretical approach is mainly based on Gilbert Durand’s theories about the imaginary.
O SOBRE-HUMANO NOS IMAGINÁRIOS
CINEMATOGRÁFICOS BEM-SUCEDIDOS
Sílvio Anaz / Revista Comunicação, Mídia e Consumo / 2017
RESUMO: Um dos fatores que explica o sucesso global de algumas produções cinematográficas é a capacidade que os imaginários que emergem delas têm em seduzir audiências e penetrar em diferentes culturas. Este artigo analisa um conjunto de narrativas cinematográficas para revelar parte dos elementos simbólicos e dos sentidos dominantes no imaginário que emergem dos filmes preferidos pela audiência. Para fazer isso, parte da contextualização dos mercados, do levantamento dos gêneros e temas de maior audiência entre 2001 e 2015 e dos conceitos sobre imaginário e mito em Gilbert Durand e Mircea Eliade. Os resultados apontam para a popularidade de uma combinação dos gêneros de aventura, ação, ficção científica e fantasia, que têm em comum o arquétipo do sobre-humano no núcleo das narrativas.
DO SUCESSO À SUBVERSÃO DO IMAGINÁRIO
CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO EM FILMES E SÉRIES
Sílvio Anaz / Revista Comunicação Midiática / 2017
RESUMO: Parte da produção audiovisual de maior sucesso a partir dos anos 1980 explora temas e motivos intimamente ligados à ciência e à tecnologia. Dentre os elementos simbólicos que compõem o imaginário científico-tecnológico contemporâneo, compartilhado por essas produções, muitos têm suas raízes ainda na Revolução Científica e no Iluminismo, que consolidaram o pensamento científico moderno. Baseado nos conceitos sobre o imaginário, desenvolvidos por Gilbert Durand, este artigo investiga a dinâmica de formação e consolidação do imaginário científico-tecnológico na produção audiovisual mainstream contemporânea. Os resultados apontam para alguns dos mitemas presentes no imaginário científico e índices da subversão em curso, com o afloramento de um imaginário mágico em contraposição.
O ARCAICO E O CONTEMPORÂNEO EM SENSE8:
REPRESENTAÇÕES ARQUETÍPICAS DA DIVERSIDADE
Sílvio Anaz / InTexto / 2017
RESUMO: A série sense8 faz da representação da diversidade um dos pontos centrais do imaginário que compartilha com a audiência, o que estimula a discussão sobre os estereótipos e estigmas na composição sociológica e psicológica de personagens ficcionais e também na sociedade contemporânea. Do ponto de vista comunicacional, uma questão relevante que surge com a popularidade da série é identificar a quais elementos simbólicos ela recorre em sua construção de uma narrativa sobre a diversidade, estereótipos e estigmas. Este estudo busca responder a essa questão a partir das perspectivas propostas na teoria geral do imaginário (Durand), como a de que as produções culturais e a sociedade são permanentemente orientadas (e desorientadas) por mitos fundadores. O objetivo é identificar rastros de narrativas mitológicas em sense8 e entender de que forma eles se relacionam com os temas e personagens na construção dos sentidos da série. O método utilizado é o da mitocrítica (Durand) e os resultados mostram como os elementos simbólicos mais redundantes na primeira temporada estabelecem correlações arquetípicas principalmente com os mitos gregos de Dionísio e do Andrógino.
O MESMO E O OUTRO EM BLADE RUNNER
Rosana de Lima Soares e Sílvio Anaz / Revista Tríade / 2017
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar possibilidades teóricas e metodológicas para o estudo de narrativas audiovisuais contemporâneas presentes nas mídias. Por meio da análise mitocrítica e de aportes conceituais advindos da teoria geral do imaginário (Gilbert Durand), analisaremos alguns aspectos míticos presentes no filme Blade Runner, o caçador de androides (Ridley Scott, 1982) apontando para processos de identidade e de alteridade nas mídias, e articulando questões relativas à construção de estigmas e estereótipos nelas presentes. Nesse percurso, destacaremos os processos de humanização do protagonista e do antagonista em Blade Runner, o que nos leva à questão da empatia e da aceitação do Outro e do diferente nas narrativas audiovisuais contemporâneas.
CONNECTED TO TV SERIES: QUANTIFYING SERIES WATCHING ENGAGEMENT
István Tóth-Kiraly, Beáta Bothe et al / Journal of Behavioral Addictions / 2017
RESUMO: Television series watching stepped into a new golden age with the appearance of online series. Being highly involved in series could potentially lead to negative outcomes, but the distinction between highly engaged and problematic viewers should be distinguished. As no appropriate measure is available for identifying such differences, a short and valid measure was constructed in a multistudy investigation: the Series Watching Engagement Scale (SWES).
O SUCESSO DO ARQUÉTIPO DO HERÓI-VIGILANTE: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ÉTICA NA TRILOGIA CINEMATOGRÁFICA O CAVALEIRO DAS TREVAS
Sílvio Anaz / Revista Comunicação, mídia e consumo / 2016
RESUMO: As transmidiáticas narrativas sobre Batman revelam um imaginário em que o arquétipo do herói é preenchido pela imagem do “vigilante”, e este pode ser o elemento central na identificação da audiência com o protagonista. Na trilogia cinematográfica “O Cavaleiro das Trevas”, os principais recursos desse herói vigilante são o uso do conhecimento científico e tecnológico, a atitude detetivesca (empírico-racional), o desenvolvimento do seu potencial físico e suas qualidades éticas. Apoiado na antropologia do imaginário de Gilbert Durand, este artigo desenvolve uma mitocrítica da trilogia e mostra como arquétipos e mitos relacionados à ciência, à tecnologia e a uma ética deontológica assumem um papel central no imaginário de “O Cavaleiro das Trevas” e podem contribuir para o seu sucesso.
THE ARCHETYPAL IMAGES IN THE SCIENTIFIC
AND TECHNOLOGICAL IMAGINARY OF MASS CULTURE
Sílvio Anaz / The International Journal of the Image / 2016
RESUMO:The contemporary imaginary mirrors an intensive presence of science and technology in modern-day society. In the cultural field, several successful film series have been fed by this scientific-technological imaginary and have contributed to fuel it. This paper investigates what main archetypal images (and myths derived from them) have predominated in the contemporary scientific-technological imaginary. Its goal is to contribute to an investigation into how archetypes may be acting in the cultural identification process established among the audiences of mass culture products and specific world visions. The object of study is the scientific-technological imaginary built by two successful cinema productions: Star Wars and Batman–The Dark Knight Trilogy. The methodology uses mapping and analysis of symbolic elements and their semiosis. The study is based mainly on Gilbert Durand’s anthropological theory about the imaginary. These preliminary results will be used in an investigation on the collective imaginary shared by fans of science and technology in pop culture in Brazil and in the United States.
REMITOLOGIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A (RE)CONCILIAÇÃO
DA CIÊNCIA E DA MAGIA EM GUERRA NAS ESTRELAS
Sílvio Anaz / Galáxia / 2015
RESUMO: Gilbert Durand identificou um processo de retorno do mito a um primeiro plano cultural no Ocidente. A popularidade de algumas produções cinematográficas e televisivas nas últimas décadas parece confirmar que essa remitologização está em andamento e alcançou novos patamares em uma era em que a linguagem audiovisual se sobrepõe. Fundamentado no conceito durandiano de imaginário como trajeto antropológico, este artigo analisa como a série “Guerra nas Estrelas” tem contribuído para essa remitologização contemporânea. A tese aqui explorada é de que ao fazer a atualização de mitos e arquétipos fundadores para construir sua própria mitologia, “Guerra nas Estrelas” reconcilia elementos científico-tecnológicos, que ocuparam progressivamente o imaginário ocidental desde o Iluminismo, com os elementos do fantástico e do mágico, que foram relegados a um segundo plano e desvalorizados desde então.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO IMAGINÁRIO DE THE BIG BANG THEORY: DAS IMAGENS ARQUETÍPICAS À ATUALIZAÇÃO DE MITOS E ESTEREÓTIPOS
Sílvio Anaz / Revista Famecos / 2014
RESUMO: The Big Bang Theory, um dos sitcoms de sucesso na TV em vários países, cria, reproduz e compartilha um imaginário que reflete aspectos da ciência e da tecnologia que se tornaram quase que onipresentes na sociedade contemporânea. Este artigo mapeia os principais elementos simbólicos do imaginário científico-tecnológico da série e analisa os sentidos que eles comunicam, com o objetivo de melhor compreender os mecanismos que estabelecem a identificação da série com a audiência, e consequentemente contribuem para o sucesso dela. A investigação fundamenta-se na concepção antropológica de imaginário e nos pressupostos do estudo dos arquétipos e mitos (mitodologia) desenvolvidos por Gilbert Durand. Os resultados mostram a circulação de arquétipos, mitos e estereótipos ligados à ciência e tecnologia no imaginário de um produto audiovisual midiático e como este os atualiza através do cômico.
NARRATIVAS COMPLEXAS NA FICÇÃO TELEVISIVA
Maria Cristina Palma Mungioli e Christian Pelegrini / Contracampo / 2013
RESUMO: Este artigo aborda alguns aspectos da ficção seriada de televisão que vêm delineando, segundo diversos estudiosos, uma estrutura narrativa complexa e inovadora para os formatos televisivos, sobretudo os de origem estadunidense. Em um primeiro momento, o texto discute as séries de ficção com base em um quadro complexo de interpretação do texto televisivo estabelecido a partir da materialidade do texto (histórica, social, composicional), das condições de produção e da produção de sentidos. Em um segundo momento, analisa-se a complexidade narrativa da série Força-Tarefa (TV Globo).
PALEOTELEVISIÓN, NEOTELEVISIÓN Y METATELEVISIÓN EN LAS SERIES DRAMÁTICAS ESTADOUNIDENSES
Anna Tous / Comunicar / 2009
RESUMO: Este artículo analiza las características paleotelevisivas, neotelevisivas y metatelevisivas de las series de ficción estadounidenses contemporáneas pertenecientes al género dramático y a los subgéneros de aventuras («Perdidos»), policíaco («CSI: Las Vegas») y político («El ala oeste de la Casa Blanca»). El objeto de la investigación consiste en estudiar dichas series televisivas estadounidenses dramáticas en relación a las tres eras que dividen la breve historia de la televisión hasta la actualidad, con la finalidad de detectar las características definitorias del medio en la serialidad de ficción y su relación con su propia diacronía. La metodología parte de los conceptos teóricos trabajados por varios estudiosos. Se destacan la autorreferencialidad y la intertextualidad como algunas de las características metatelevisivas predominantes, y se analiza la transmisión ideológica en dichas series.