top of page

ARQUÉTIPOS:
O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM

Deidade Sombria

Há narrativas, personagens e ensinamentos que se tornam universais e atemporais, não importa se têm mais de dois mil anos de existência ou se acabaram de chegar às telas dos cinemas.

 

A transcendência cultural e temporal dessas histórias e da sabedoria que trazem é um dos indícios da importância e do papel que os arquétipos têm.

 

Mais do que isso, as imagens arquetípicas presentes nessas narrativas ficcionais são representações do que é o ser humano na vida real, em toda sua amplitude psicológica e comportamental.

 

Este curso aborda o que são e como se manifestam os arquétipos e o papel mediador que eles têm no processo de interação do indivíduo com o mundo.

 

As aulas partem da análise de narrativas amplamente conhecidas para tratar do conceito contemporâneo de arquétipo, desenvolvido inicialmente nas investigações e reflexões do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung.

 

As aulas abordam ainda as reflexões de pensadores como Joseph Campbell e Gilbert Durand, que avançaram nos estudos sobre os arquétipos e imagens simbólicas, trazendo novas e importantes contribuições para entender o que eles são e como se manifestam na vida e na produção cultural.

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR

 

Sílvio Anaz é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador-visitante na School of the Arts, Media, Performance and Design da York University e é professor universitário nas áreas de audiovisual, comunicação e semiótica.

PROGRAMA

​As teorias do arquétipo nas perspectivas antropológicas

A jornada do herói e os arquétipos segundo Joseph Campbell

A tese de Gilbert Durand sobre os arquétipos

A ideia de arquétipos como produto do trajeto antropológico

DURAÇÃO: 120 MINUTOS

PREÇO: R$ 149,00

bottom of page