ARQUÉTIPOS:
O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM
Há narrativas, personagens e ensinamentos que se tornam universais e atemporais, não importa se têm mais de dois mil anos de existência ou se acabaram de chegar às telas dos cinemas.
A transcendência cultural e temporal dessas histórias e da sabedoria que trazem é um dos indícios da importância e do papel que os arquétipos têm.
Mais do que isso, as imagens arquetípicas presentes nessas narrativas ficcionais são representações do que é o ser humano na vida real, em toda sua amplitude psicológica e comportamental.
Este curso aborda o que são e como se manifestam os arquétipos e o papel mediador que eles têm no processo de interação do indivíduo com o mundo.
As aulas partem da análise de narrativas amplamente conhecidas para tratar do conceito contemporâneo de arquétipo, desenvolvido inicialmente nas investigações e reflexões do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung.
As aulas abordam ainda as reflexões de pensadores como Joseph Campbell e Gilbert Durand, que avançaram nos estudos sobre os arquétipos e imagens simbólicas, trazendo novas e importantes contribuições para entender o que eles são e como se manifestam na vida e na produção cultural.
PROFESSOR
Sílvio Anaz é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador-visitante na School of the Arts, Media, Performance and Design da York University e é professor universitário nas áreas de audiovisual, comunicação e semiótica.
PROGRAMA
As teorias do arquétipo nas perspectivas antropológicas
A jornada do herói e os arquétipos segundo Joseph Campbell
A tese de Gilbert Durand sobre os arquétipos
A ideia de arquétipos como produto do trajeto antropológico
DURAÇÃO: 120 MINUTOS
PREÇO: R$ 149,00